segunda-feira, 24 de março de 2008

Um doce por um sorriso

A Páscoa é sempre um momento de reflexão. Marca um recomeço. Não importa se você conhece ou não a História, se segue alguma religião. A Páscoa é uma daquelas datas que todo mundo espera com ansiedade e que, de alguma forma, mexe com o coração.

As centenas de reportagens mostradas nesta época falam de chocolates, de dinheiro e também de solidariedade. Se juntarmos tudo isso, é possível falar de Haiti. Os soldados brasileiros compraram, com recursos próprios, caixas de chocolate e distribuíram por volta de 40 mil bombons em dezoito escolas e orfanatos da capital, Porto Príncipe.

Cité Soleil, Cité Militaire e Bel-Air, bairros antes marcados pela violência arrebatadora, tiveram um final de semana de pureza, de doçura. Dez mil sorrisos ficaram estampados nos pequeninos rostos, que hoje têm direito a um pouco mais de inocência.

É preciso destacar que, para cada R$1,00 dado pelos militares, a Chocolates Garoto contribuiu com a mesma quantia. Os bombons foram transportados em vôo de suprimento da Força Aérea Brasileira. O Ministério da Defesa envia um avião para o Haiti a cada vinte dias, aproximadamente.

Os militares ainda jogaram capoeira - coisa que os haitianos gostam muito - promoveram atividades de recreação e distribuíram dez mil litros de água potável. O tratamento é feito pela Companhia de Engenharia de Força de Paz.

As fotos foram cedidas pelo Batalhão de Infantaria de Força de Paz e pelo Embaixador brasileiro no Haiti, Igor Kipman.

Nenhum comentário: