segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Presidentes pelo mundo

O Estadão de ontem, 4 de janeiro, deu destaque para o aumento das viagens do presidente Lula. Nos dois primeiros anos do segundo mandato, ele passou por 46 países. O que me surpreende é ver que apesar de ter visitado lugares incríveis, nem o presidente, nem seus assessores aprenderam como é que se faz.

No final do ano passado, o presidente francês Nicolas Sarkozy visitou o Rio de Janeiro junto com a primeira-dama, Carla Bruni-Sarkozy. A imprensa internacional registrou esse momento. A imagem do Brasil circulou o mundo inteiro, mas que imagem foi essa? A da lindíssima e chiquérrima Carla Bruni-Sarkozy caminhando na favela carioca.

Depois reclamam que o Brasil é conhecido pelo futebol, carnaval, violência e prostituição. Sim, isso faz parte da nossa realidade. Mas a nossa realidade também conta com paisagens incríveis e muita coisa boa. Ninguém mente sobre o Brasil levando a primeira-dama da França ao Pão de Açúcar. Só não reforça os problemas que temos e que não vão mudar com a visita dela.

A França também tem problemas. Muitos. Paris tem um subúrbio bem complicado, mas alguém leva Chefe de Estado para conhecê-lo?

Não podemos comparar o Brasil a países de primeiro mundo? Se pensarmos assim, nunca sairemos de onde estamos, mas... consideremos então um país em desenvolvimento. Hum, recentemente, o presidente Lula e a dona Marisa estiveram na Índia. Que lugar eles visitaram mesmo? Taj Mahal. Ah! Desculpe!

Um comentário:

AUGUSTO HELENO disse...

Damaris
Excelente.Esse é um exemplo vivo do que Nelson Rodrigues chamava de "complexo do viralata", típico da esquerda escocesa. Não nos convencemos de que somos a décima economia do mundo. Temos problemas sim, uma chocante desigualdade social, mas somos perfeitamente capazes de resolvê-los, sem a pseudo-ajuda de artistas e famosos estrangeiros. Eles nos utilizam como pano de fundo de uma demagogia barata e transmitem ao mundo imagens de um povo miserável, atrasado e subdesenvolvido. Parece que seus respectivos países são mares de prosperidade e justiça social.
Parabéns.